Notícias

Liderar x Gerenciar! Um ou outro, ou os dois juntos?

Peter Drucker e Warren Bennis certa vez disseram: “Gerenciar é fazer as coisas do jeito certo

Autor: Cintia Knaut

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Peter Drucker e Warren Bennis certa vez disseram: “Gerenciar é fazer as coisas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas. Gerenciar está ligado às tarefas, aos processos, à administração do tempo para fazer as coisas acontecerem do jeito certo. Já a liderança, está relacionada com os objetivos. Fazer a coisa certa para alcançar o resultado desejado.

As mudanças que ocorrem hoje nas diversas áreas de nossas vidas, principalmente no âmbito profissional, requerem primeiramente a liderança, depois, o gerenciamento. É importante termos uma bússola, sabermos a direção certa (liderança), só que depois precisaremos analisar, avaliar dados e fazer o que for necessário para chegar lá (gerenciamento). Stephen Covey diz que “a eficácia, e muitas vezes a sobrevivência, não depende apenas de quanto esforço se faz, e sim se estamos realizando este esforço no lugar certo”. Por isso a importância da liderança.

Liderar é relacionar-se, ajudar, servir, avaliar as pessoas de uma maneira positiva, despertar o melhor de cada um. O gerenciar e liderar andando juntos geram excelentes resultados não só para a organização, mas também na vida pessoal e profissional da pessoa. O gerente está voltado para as tarefas, prazos e projetos, ele gerencia os resultados. Já o líder, vai “liderar” as pessoas que vão gerar esses resultados. Aqui percebemos a relevância das duas funções, dos dois papéis. Um agrega valor ao outro.

Os negócios e as equipes não funcionarão bem se apenas os gerentes fizerem eficazmente o seu trabalho de controlar os resultados. Isto, porque se as pessoas que vão executar não estiverem motivadas e comprometidas com suas tarefas e com os objetivos da organização, terão retrabalho e baixa produtividade. O sucesso no gerenciamento não compensa o fracasso na liderança. Daí a grande importância de desenvolvermos nossa liderança.

Por outro lado, de nada adianta termos apenas uma liderança efetiva, com uma equipe comprometida, motivada e com um bom clima organizacional, se os controles internos, operacionais e a análise dos dados não estiverem sendo feitos corretamente. Problemas internos com este, comprometem a viabilidade do negócio, gerando prejuízos e atingindo a todos. 

Estes exemplos são relacionados às empresas e à nossa função dentro delas. Você já parou para pensar como aborda este tema na sua vida pessoal? É importante que cada um de nós “pessoa física” sejamos lideres e gerentes de nós mesmos, da nossa vida. É fundamental que nosso foco seja “fazer primeiro” o que é mais importante. Aqui entra a nossa disciplina e vontade de fazer o melhor. Neste caso, vamos GERENCIAR nossos atos, comportamentos e resultados. O que precisamos também, é termos em mente “o que é mais importante” para que estejamos na direção certa, sendo LÍDERES da nossa vida rumo aos nossos objetivos, de acordo com nossos valores. Vamos juntos! Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem.