Líderes abusam da criatividade e inovam para motivar os colaboradores
A crise no mercado de trabalho impactou o relacionamento das empresas com seus colaboradores. A oferta de mão de obra jogou o valor dos salários para baixo e, se é preciso atrair e reter os melhores talentos, a palavra de ordem é motivação. Ainda mais em meio às micros e pequenas, que possuem menor poder de fogo.
“Levando em consideração que o significado de motivação nada mais é do que o motivo que nos leva à ação, isso significa muito mais que simplesmente um bom salário ou um plano de carreira. O conceito vai além das fronteiras corporativas e se torna praticamente um combustível para o profissional que aspira ao sucesso”, declara o especialista em Gestão de Pessoas e professor da IBE-FGV, Leandro Garcia.
A especialista em desenvolvimento organizacional, também professora da IBE-FGV, Rita Ritz concorda com Garcia, e, aponta outro fator que coloca em cima das empresas uma grande responsabilidade por motivar suas equipes. “A entrada das novas gerações no mercado promoveu mudanças significativas, pois elas buscam um sentido no trabalho, que vai além do salário”.
O maior recurso
Os dois especialistas da IBE-FGV destacam, ainda, que as pessoas são o maior recurso da organização, independentemente do tamanho que ela possua. Por isso, é fundamental que os profissionais estejam em plenas condições de exercerem suas funções, além de estarem satisfeitos com o trabalho. As empresas mais modernas já entenderam a necessidade de investir em seus colaboradores. Academia, descanso, lazer ou pequenos momentos de alegria são algumas das regalias mais desejadas. Neste sentido, alguns líderes abusam da criatividade e oferecem benefícios bem inusitados.
Os sócios Armando Rosa e André Rosa, proprietários da Resolução Montagens e Soluções Industriais, localizada em Nova Odessa - SP, encontraram uma maneira bem diferente de agradar aos funcionários, todos homens, da empresa. Anualmente, eles saem para duas grandes pescarias. “Percebemos que em um setor onde a pressão pelo cumprimento de prazos e metas é grande, nossa equipe ansiava por alguma coisa diferente”, conta Armando. “Nas pescarias, ninguém é diretor ou colaborador, somos todos pescadores, amigos em um momento de lazer só nosso e isso ajudou na motivação e integração do time. Nosso índice de rotatividade é muito baixo”, conclui André.
Na NW Software, empresa de tecnologia de Americana, a maioria dos colaboradores tinha uma preocupação em comum: saúde. Excesso de peso de alguns e vontade de criar uma rotina mais saudável de outros, sempre foram motivos de conversa entre o pessoal, a começar pelo diretor Marcelo Furlan, mas a falta de motivação, tempo, ou vontade mesmo, de iniciar um programa de exercícios físicos por conta própria, contribuíram para a busca desse objetivo e a necessidade de mudança. “A ideia logo tomou forma de um projeto e agora é prática constante, aliada aos benefícios que a empresa já oferecia: frutas durante o expediente como incentivo a hábitos saudáveis e ginástica laboral”, conta o diretor.
O NW Fitness é um programa de qualidade de vida, com orientação de uma educadora física para treinos diários, alimentação balanceada, caminhadas e cuidados em geral com a saúde, como o consumo de líquidos e os cuidados com o sono. Agora, é um benefício oferecido pela empresa com aprovação geral.