Veja as recomendações de Joeval Martins, professor da IBE-FGV, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade
O mercado passa por transformações rápidas. Nada hoje é igual ontem. Por isso, trabalhar para melhorar a experiência de compra é fundamental na corrida pela fidelização do cliente. O professor da IBE-FGV, Joeval Martins, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade, dá quatro dicas essenciais para quem deseja sair na frente.
Transforme-se em um consultor para resolver o problema do cliente
Ter abordagem consultiva no momento do entendimento e da resolução do problema do cliente, seja numa aquisição de produtos ou serviços, é uma das principais medidas. “Alguns vendedores querem realizar a venda, apenas, e não entendem direito as necessidades do consumidor que está em busca de uma solução e não simplesmente de um produto. Uma venda errada resulta na perda do cliente”.
Fidelize o cliente com uma boa atuação
Tornar o cliente fiel baseado em atitudes, experiências positivas e satisfação, e não por preços, é fundamental. “A compra implica em outros fatores além do preço. É preciso demonstrar o valor agregado, explicar as facilidades, características e diferenciais do produto/serviço, além de investir tempo para garantir o encantamento”, explica o professor.
Busque as melhores referências para fins de comparação
“É preciso, ainda, medir a performance de atendimento/vendas baseado nas melhores práticas e não com seus concorrentes. Balize-se por cima e não pela média”, declara ele.
Lembre o cliente do valor agregado do seu produto/serviço
Educar constantemente o consumidor sobre o valor intrínseco de sua empresa é muito incomum, mas essencial quando se deseja melhorar a experiência do consumidor em busca de melhores resultados. “Não desista de mostrar o tempo todo o que você entrega o que há de melhor para o cliente. É isso que o coloca acima da concorrência”, termina o especialista.