Notícias

A história da Solução Contábil e seu caminho para a contabilidade digital

O ano de 2001 ficou marcado pelo surgimento da maior enciclopédia digital e multilingue com conteúdo livre, a Wikipédia

O ano de 2001 ficou marcado pelo surgimento da maior enciclopédia digital e multilingue com conteúdo livre, a Wikipédia. Ainda no mesmo ano, a Microsoft lançou o sistema operacional Windows XP e o video game Xbox. O mundo estava caminhando a passos largos para as gerações tecnológicas e, a verdade é que, não dava mais para voltar atrás. Qualquer pessoa nascida no século XXI não conhece outro mundo senão o mundo digital e altamente conectado.

Em meio a esses grandes surgimentos tecnológicos, nasceu a Solução Contábil.

Localizada em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, ela é, atualmente, liderada por 3 sócios, todos eles contadores. César Souza, um dos sócios, começou a trabalhar aos 18 anos em escritórios de contabilidade.

Enquanto estudava, eu já estava trabalhando na área, e isso foi um grande diferencial.” relembra César.

Juntamente com Pedro Sérgio de Lima começaram a trabalhar inicialmente em casa, e César recorda como foi difícil aquela época, até conseguirem se firmar no mercado contábil.

Nós começamos a Solução Contábil num cômodo na minha casa, depois passamos para a casa do Pedro Sérgio. Mas conforme fomos crescendo, a gente foi se mudando. Acho que mudamos de endereço pelos menos quatro vezes, até nos estabelecermos”, afirma.

Cinco anos depois do nascimento da empresa, Romolo Biccego entrou como um terceiro sócio no escritório. Os três contadores – e amigos – formam até hoje uma parceria à frente do escritório, e juntamente com os 21 funcionários, prestam serviços de consultoria a uma vasta e sólida carteira de clientes.

César recorda um acontecimento que foi determinante na melhoria dos serviços prestados a um cliente.

Há dois anos, conseguimos a sede própria, um lugar que veio favorecer o atendimento ao cliente. E nós sentimos que essa mudança, acelerou a chegada de novos clientes”, relata.

Atualmente, a Solução Contábil presta serviços contábeis sobretudo nos setores de supermercados e postos de gasolina. Talvez por isso, uma das maiores preocupações de todos no escritório é o atendimento ao cliente. César sabe que trabalhar no atendimento aos seus clientes é fundamental para que a sua empresa contábilse estabeleça de uma vez por todas na era digital da contabilidade.

“Nesses últimos 6 meses contratamos uma consultoria em recursos humanos para nos auxiliar a montar o nosso planejamento estratégico e definir missão e o valor da empresa” afirma César Souza.

Mas apesar de ter consciência da necessidade de investir na contabilidade digital, César reconhece que a Solução Contábil ainda tem um longo caminho pela frente.

Contabilidade Digital e excelência no atendimento

Embora nós tenhamos consciência da importância da tecnologia, nós ainda não temos presença digital, mas já está na nossa pauta ter website e blog. Eu aprendi com o Roberto Dias Duarte essa questão de gerar conteúdo, mas isso ainda é um desafio para nós” reconhece o contador.

César acredita que o grande diferencial do escritório está no atendimento ao cliente, mas nem sempre foi assim. A mudança de comportamento veio com os aprendizados do Workshop contador 2.0.

“Participar deste workshop nos ajudou a ter uma visão diferente. Antes nós ficávamos muito no operacional e deixávamos de dar atenção ao cliente e agora nós passamos a nos colocar no lugar dele. Aprendemos também a perguntar o que é que eu posso fazer, o que é que eu posso melhorar, em que é que eu posso ajudar. Então, o workshop ajudou a despertar e repensar essa atenção focada no cliente”, constata.

César participou duas vezes do Workshop Contador 2.0 e o aprendizado transformou o jeito de pensar do contador.

“A questão tecnológica é uma questão da qual você não pode fugir. Nós temos de estar sempre buscando evolução e colocando essas tecnologias para nos auxiliar, para poder ter mais tempo inclusive para se dedicar ao que interessa”, garante.

A prática da contabilidade digital garante ferramentas com altos índices de performance tecnológica, para que seus processos do dia-a-dia sejam automatizados com muita qualidade e eficiência, impulsionando de forma definitiva esta transformação em seu modelo de atendimento. Para César, questões abordadas no curso como a proposta de valor, segmentação de mercado e a definição de persona são ferramentas importantes para colocar a sua empresa no patamar onde muitos concorrentes já estão.

Nós temos a pretensão de melhorar também a nossa presença na internet, porque tem outros colegas que estão bem na nossa frente nessa área. Nós adotamos a questão da segmentação internamente e temos um processo para atender supermercados, outro para postos de gasolina e microempresas com prestação de serviços. Então o que está faltando é nós sairmos da caixinha e começar a divulgar melhor”, assume.

A prática da contabilidade digital e do papel do contador 2.0 é hoje um processo de profunda e radical mudança de paradigmas, que orienta as empresas para uma nova direção, levando à um nível totalmente diferente de eficácia em seu modelo de negócio.

“Nós vemos essa questão da contabilidade digital como um campo bem amplo, que pode ser explorado e não tem limites. Está nos nossos planos para o futuro. Hoje em dia todo o mundo participa das redes sociais, esse é um detalhe que eu acredito que faz diferença. Eu já vi pedidos de recomendação de contador no Facebook, por exemplo. E você percebe que o pessoal está antenado”, afirma. Por isso a importância de investir em marketing digital.

Mais que nunca, César sabe que é preciso aprender a empreender. Mas não há como fazê-lo no seu escritório contábil sem utilizar as técnicas de modelagem e de gestão de negócios praticadas pelas empresas mais bem sucedidas do mundo.

Foi aí que eu comecei a estudar essa área do marketing de serviços. Percebendo isso eu estou estudando, fazendo um MBA e estou aprofundando essa área para focar mais nos clientes”, assume o sócio da Solução Contábil.

Fazendo isso, César percebe que estará cada dia mais próximo dos seus clientes, atuando como aliado àgestão das suas empresas e passando a ser visto como um parceiro de negócios.

Apesar de terem iniciado com um método de trabalho tradicional, César percebeu no workshop contador 2.0 que o caminho agora precisa ser outro. Os processos operacionais precisam ser totalmente automatizados por meio do uso da tecnologia, onde a empresa contábil e o cliente gozarão de todos os benefícios proporcionados pela prática da contabilidade digital.