Notícias

Os Líderes Possuem Traços Comuns?

Tomando por base 50 anos de pesquisa em administração, os líderes eficazes compartilham sete traços comuns

Autor: Robson PaniagoFonte: O Autor

Tomando por base 50 anos de pesquisa em administração, os líderes eficazes compartilham sete traços comuns: ambição e energia, desejo de liderar, honestidade e integridade, autoconfiança, inteligência e conhecimento relevante ao cargo e personalidade dotada de auto monitoração.

Entretanto, nenhum desses traços garante o sucesso do líder. Os dados não indicam com certeza a separação entre causa e efeito. Esses traços funcionam melhor na previsão do surgimento da liderança do que na efetiva distinção entre líderes eficazes e ineficazes.

A Experiência Torna os Líderes Mais Eficazes? Embora a crença de que a experiência prepara a pessoa para a liderança seja muito difundida na comunidade dos negócios, a experiência não contribui necessariamente para a eficácia da liderança.

Na verdade, estudos sobre oficiais militares, equipes de pesquisa e desenvolvimento, supervisores de lojas, administradores dos correios e diretores de escolas sugerem que os gerentes experientes não tendem a ser mais eficazes do que os gerentes com pouca experiência.

O que explica essas descobertas é a variabilidade das situações. Embora o comportamento passado possa predizer o comportamento futuro, é crucial levar em conta a relevância da experiência passada para uma situação nova.

Se a experiência de liderança de uma pessoa foi obtida em uma situação semelhante à nova, ela pode ser um bom indicador do futuro desempenho da liderança.

Líderes são aqueles que têm liderados e também a humildade de caminhar juntos e com seus liderados na busca da melhoria do negócio e que isso não acontece de maneira fácil e que exigirá muitos de todos na organização.

O líder caminha para que os resultados possam ser obtidos e conta com o trabalho em equipe coeso, simples e sem mistificações.

E - Palestrante Robson Paniago é Administrador & Poeta

Contato: robsonpaniago@hotmail.com; robson.paniago@fgv.br

Fones: (19) 99903-7805