De acordo com pesquisa feita pela Michael Page, empresa global de recrutamento, os setores de vendas, TI, marketing, farma/saúde e finanças estão entre os que mais contrataram no primeiro semestre de 2017.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho deste ano o Brasil registrou 13,5 milhões de desempregados. O resultado foi um pouco melhor do que os 13,8 milhões registrados em maio.
Coach de carreira e professora de gestão de pessoas da IBE-FGV, Ligia Molina, acredita que o mercado de trabalho está reagindo, embora timidamente, à economia.
Segundo ela, o resultado positivo de algumas funções é que o brasileiro teve que se reinventar assim como mercado, devido à crise econômica. “Tem várias profissões surfando na onda do momento, aproveitando aquilo que elas sabem e inovando para atender a demanda. Muitas profissões hoje são uma releitura do que eram antigamente”, diz.
É o caso de funções ligadas à cozinha, de acordo com ela. “Agora é a vez dos chefs, comida gourmet, food trucks. Isso prova que tudo está evoluindo e o brasileiro tem uma incrível capacidade de se adaptar”, comenta.
Em outros casos, a demanda cresceu e foi preciso contratar mais rápido, também por causa da inovação e transformação do mercado, como o setor de tecnologia.
Veja onde estão estavam as principais vagas do 1º semestre
Vendas
Cargo: Head of Sales – Gerente comercial
Área de atuação: Tecnologia - cybersecurity
Mercado em franca expansão devido a carência no Brasil desse tipo de segurança.
Cargo: Gerente comercial/ gerente de novos negócios/ business development manager
Área de atuação: Indstria química
Retomada da indústria e investimento das empresas nas áreas de negócios/frente comercial.
Marketing
Cargo: Gerente de marketing de performance
Área de atuação: Tecnologia e serviços em geral
Mercado de digital em crescimento com abandono do modelo tradicional de marketing.
TI
Cargo: Head de BI e Big Data
Cada vez mais serão imprescindíveis para a competitividade das empresas, e já são requisitados em tomadas de decisões, sobretudo para encontrar informações qualitativas, métricas, indicadores e as variáveis de risco ao negócio.
Cargo: Cientista de dados
As empresas estão desenvolvendo suas áreas de inteligência de mercado, CRM / DBM, análise de dados estruturados e não estruturados. Isso mostra a consolidação da área digital e tecnologia atuando diretamente no negócio das empresas.
Farma/ Saúde
Cargo: Gerente comercial – promoção a saúde
Mercado de saúde em fase de profissionalização, com a entrada de investimento no setor, fundos de investimentos se interessando cada vez mais pelo segmento, e abertura de capital para investimento ou venda possibilita estas mudanças. E a busca de qualidade de vida e redução de custos corporativos, são fatores importantes para esta tomada de decisão.
Cargo: Diretor/gerente geral – hospital e clínicas
Oxigenação pós crise e melhoria de qualidade, são os principais motivos. O aumento da profissionalização no setor e da redução de custos no mercado possibilitou aumento de concorrência. O cliente está mais exigente em relação a qualidade.
Cargo: Gerente de acesso
Interesse das indústrias de penetração e estabelecimento no mercado (tanto o público como também o privado).
Cargo: MSL (Medical Science Liaison)
O profissional tem uma participação grande no desenvolvimento e introdução de novos produtos ao mercado.
Serviços Financeiros
Cargo: Gestor de marketing digital
Mercado de serviços financeiros está se “digitalizando”, o que justifica o crescimento das “Fintechs”. O consumidor está cada vez mais habituado com as ferramentas de tecnologia e com uma experiência de consumo mais inovadora.