Marketing boca a boca, também é conhecido por “indicações” ou “referências”. Mas será que isso é mesmo marketing? Ou mesmo que é coisa do passado. Será?
A verdade é que o marketing boca a boca ganha cada vez mais força nos dias de hoje. Com a generalização das plataformas digitais, mensagens ultrapassam fronteiras e alcançam pessoas por toda a parte. O contador 2.0 precisa trabalhar o marketing na contabilidade buscando estratégias para falarem bem da sua empresa. Mas como fazer as pessoas conhecerem a sua empresa e ainda falarem bem dela? O marketing boca a boca não é uma novidade, mas quando bem explorado, pode ser um poderoso aliado para o seu escritório contábil.
Algumas pesquisas mostram que o boca a boca é uma das melhores formas de divulgação de um produto/serviço. No processo de escolha por determinado produto ou serviço, diversos fatores influenciam a tomada de decisão final. Um deles são os conselhos e opiniões dados por terceiros. E é justamente neste ponto que o buzzmarketing ou boca a boca atua.
A mensagem do marketing boca a boca é muito mais poderosa que o marketing tradicional. Enquanto com a publicidade tradicional você compra anúncios e espera que eles sejam notados e tragam mais clientes, o boca a boca é diferente. Por ser mais pessoal e podendo atingir uma quantidade maior de pessoas, você conquista fãs dispostos a promover a sua empresa. Podendo investir em melhores serviços e melhor experiência para o cliente.
Atualmente, a reputação é tudo e ajuda muito a vender e a ampliar os negócios. Mas como fazer o marketing na contabilidade funcionar? Como colocar os clientes da sua empresa a falarem bem dela?
Tenha em mente que pessoas compram de pessoas. Elas compram experiências, atendimento, atenção. Imagine se cada cliente do seu escritório contábil compartilhasse boas experiências com amigos, colegas e conhecidos. Pense no resultado que isso pode trazer para a sua empresa.
Então, descubra aqui 5 dicas para aumentar as indicações para seu escritório contábil.
A Procter & Gamble (P&G), multinacional de bens de consumo, foi a primeira a utilizar essa estratégia em larga escala ao contratar milhares de adolescentes para que criassem um boca a boca em torno dos novos produtos da empresa — como pasta de dentes. Também a Vespa decidiu tentar o marketing de boca a boca, ao convidar os profissionais do buzz marketing para testar suas lambretas e elogiar seu aspecto cool, por ocasião do seu lançamento. O mesmo motivo levou a Ford a oferecer o novo Focus para que os agentes do boca a boca o experimentassem durante seis meses a partir do seu lançamento. Nos dois casos, as empresas estavam em busca de visibilidade e de recomendação pessoal por meio do boca a boca.
Assim, o marketing de boca a boca consiste em reunir voluntários e pedir-lhes que experimentem novos produtos ou serviços, para depois falarem sobre a experiência que tiveram às pessoas com quem se relacionam diariamente. Quanto mais as pessoas vêem um determinado produto utilizado em público, ou quanto mais ouvem a seu respeito por parte de pessoas conhecidas e em quem confiam, maior é a probabilidade de que venham a comprá-lo. Essa é a idéia.
Hoje, o marketing boca a boca encontra terreno fértil na internet, seja em sites e blog, em redes sociais ou em aplicativos de comunicação. Por isso, todas as empresas que fazem uso das redes sociais nos escritórios contábeis têm terreno fértil para trabalhar o boca a boca. Desta forma, se faz tão urgente que também os escritórios contábeis tenham uma forte presença digital na contabilidade.
Uma experiência vivida por apenas um consumidor hoje pode chegar a milhares de pessoas em poucos segundos. Esta realidade mostra que o cliente de hoje não busca apenas um produto ou serviço, ele é mais exigente. Isso porque ele está mais conectado, recebe mais informações, mais influências pela opinião de outras pessoas e também tem mais poder para ampliar o alcance de sua voz.
Portanto, não basta o contador 2.0 ter um ótimo serviço, é preciso ter presença digital na contabilidade para ouvir o seu cliente e oferecer a ele uma experiência memorável.
Entregar para seu cliente obrigações e tributos corretamente é o mínimo que se espera de uma empresa prestadora de serviços contábeis. Imagine uma pessoa tentando conquistar o amor da sua vida. Tomar banho, não garante que a conquista será bem sucedida, certo? Mas, não tomar banhos diários garante seu fracasso nesta empreitada.
A conformidade legal para o escritório contábil é um fator higiênico. Como o banho, não garante o sucesso. Mas a sua ausência, garante o fracasso.
Então, se você não quer mesmo ficar na competição por preços, é importante prestar mais atenção aos fatores que podem encantar seus clientes.
A utilização das redes sociais na contabilidade são uma excelente ferramenta para trabalhar o boca a boca. O contador 2.0 pode colocar em prática ações como a construção de uma comunidade digital para debater assuntos ligados à contabilidade e o desenvolvimento de um blog com conteúdo consistente e relevante para o seu público. Tudo isso é válido e necessário no marketing na contabilidade.
Neste tipo de marketing, os influenciadores têm um papel importante. Eles são pessoas que, de forma espontânea, estabelecem as tendências culturais que definem o que é in antes mesmo que os demais se dêem conta de sua existência. Para que o boca a boca funcione é necessário que o cliente acredite que a pessoa com quem está conversando faz a diferença, que ela tem mais conhecimento.
Existem ainda certos indivíduos com facilidade de fazer “conexões”. A apresentadora americana de televisão Oprah Winfrey, por exemplo, é a rainha dos conectores, por ser um figura pública com enorme grau de credibilidade e poder de influência e, ainda, ter uma enorme rede de contatos. Conectores são pessoas com um número de contatos muito maior do que as demais. Elas possuem relações numerosas em diferentes círculos e portanto não há dúvida de que tudo o que disserem se espalhará rapidamente.
Em todos os setores existem influenciadores e conectores. Ter bons influenciadores e conectores no seu escritório de contabilidade será uma vantagem para o seu negócio ganhe visibilidade perante futuros clientes.
Lembre-se: pessoas confiam em pessoas. Por isso, conseguir que os seus clientes espalhem boas críticas sobre o seu serviço pode ser o tão sonhado diferencial de mercado que você tanto procura. Com a internet e, principalmente, com as redes sociais escritórios contábeis, o cliente tem voz ativa sobre o que consome e como deseja ser tratado. Portanto cabe ao contador 2.0 ser capaz de responder a todas as questões com um serviço e um atendimento de excelência.
Criar e manter um relacionamento positivo com os clientes é super eficaz. Invista de forma contínua em oferecer benefícios para quem opta pela sua empresa diante da concorrência. Siga estratégias de conteúdo e de marketing digital, usando as redes sociais não apenas como canal para propagar as suas informações, mas também como forma de atender de forma ágil e fácil.
O marketing de boca a boca é apenas um dos vários elementos a que uma empresa pode recorrer no momento em que lança um produto no mercado. O buzz marketing deve se aliar a outras formas de marketing e criar táticas de marketing na contabilidade capazes de suportar a estratégia como um todo.