A inovação está cada vez mais presente no meio corporativo e com ela o surgimento das mega tendências na contabilidade. Atualmente, temas como Inteligência Artificial, big data e Internet das coisas (IoT) associados ao setor contábil são cada vez mais uma realidade. E vêm impulsionando o crescimento das empresas por meio de produtos e processosde alto valor agregado aos clientes.
Inclusive, você já deve saber o quanto a inovação na contabilidade é importante. Como a tecnologia está na ordem do dia, o Contador 2.0 precisa buscar atualização constante para não ser ultrapassado.
Conheça três realidades que já estão impactando este setor.
Mas é preciso uma atenção especial, para acompanhar essas mudanças e é necessário não descuidar da estratégia no seu negócio. Kevin J. Boudreau, professor professor de estratégia na Harvard Business School e na Northeastern University, mostra em um artigo publicado na Harvard Business Review que a estratégia de hoje é muito mais complexa, dinâmica e exigente. Uma vez que ela está presente em plataformas multidimensionais.
Muitos empresários acabam deixando a questão da gestão estratégica na contabilidade em segundo plano. Outros, já recorrem a ferramentas como o modelo de negócio Canvas, para modelos disruptivos, como forma de compreender a realidade do mercado, conhecer as necessidades de seus clientes e os pontos fortes do seu escritório. Aproveite e saiba como o modelo de negócio Canvas pode ajudar o empresário contábil.
O planejamento estratégico é fundamental para entender o seu negócio, fazer prospecções e nortear as ações para o futuro da sua empresa contábil. “A estratégia é trabalho duro e não existem atalhos mágicos”. É desta forma que o professor de estratégia Kevin Boudreau levanta algumas questões que todo o empresário deve fazer para chegar à estratégia da sua empresa. O desafio da estratégia é desenvolver uma visão integrada do funcionamento do seu negócio e como ele cria e capta valor dentro do seu ambiente operacional.
A questão aqui é qual valor o empresário contábil pretende criar e para quem. Os clientes compram produtos e serviços porque percebem valor neles. O primeiro passo para uma estratégia de sucesso é esclarecer como criar valor e para quem. Isso significa definir quem são os seus clientes.
Segmentar a atuação do seu negócio ajuda a criar um diferencial para os seus serviços que levarão a sua empresa a se destacar da concorrência. Ao conhecer profundamente os seus clientes você vai descobrir quais as suas dores, ou seja, suas reais necessidades e então trabalhar a melhor forma de solucioná-las. Desta maneira, você vai aumentar os seus resultados na captação de clientes. Saiba mais sobre segmentação de clientes com o ciclo de inovação de Moore.
Outros textos fundamentais para entender a segmentação de mercado são:
Michael Porter, professor em Harvard em 1980 já dizia que estratégia define claramente aquilo que você deve e não deve fazer, quais os clientes que você deve e não deve atender. Ou você acha que é bom em tudo e que consegue atender todo o mundo de forma excepcional? A decisão é sua!
O próximo passo é definir a sua proposta de valor, ou seja, o trabalho a ser feito ou problema que pretende resolver. Aqui, o empresário contábil precisa definir quais dimensões de uma solução fazem o valor do cliente: velocidade, custo ou personalização. E de que forma a sua solução supera a concorrência. Assim, a melhor estratégia é oferecer um produto ou serviço altamente valorizado e exigido pelos clientes e suficientemente exclusivo para desafiar a duplicação dos concorrentes. Saber como definir a proposta de valor de uma empresa é fundamental para direcionar o seu planejamento estratégico, capacitar os seus colaboradores e direcionar os investimentos.
Ao traçar a posição no mercado, definindo como criar valor e para quem, o empresário contábil precisará também definir o seu modelo operacional, ou seja, as escolhas e práticas que definem como realizar o negócio. Um modelo operacional bem sucedido é mais do que apenas “como ganhar dinheiro”, é um conjunto de decisões que juntas criam mais valor do que cada um por conta própria. A utilização de técnicas de modelagem e gestão de negócios praticadas pelas empresas mais bem-sucedidas do mundo podem ser a melhor estratégia. E o método Business Model Canvas revela-se como uma das mais eficazes ferramentas.
Kevin Boudreau afirma que para começar, você deve pensar nas etapas da sua cadeia de valor e listar todas as práticas-chave que parecem distinguir a sua empresa das demais. Então pense como essas práticas se encaixam e como elas se conectam com a posição que você esboçou.
Para o autor a questão central de toda a estratégia é “porque você não será copiado?” Mesmo que ofereça um ótimo produto ou serviço, que os clientes adoram e ganhem dinheiro, se os seus concorrentes poderem facilmente entrar no mercado e copiá-lo, eles irão fazê-lo!
Existem muitas fontes de vantagem competitiva que se apresentam em duas grandes categorias: vantagens baseadas em recursos ou insumos únicos que são valiosos, raros, difíceis de imitar, duráveis e específicos para a sua organização. E vantagens baseadas na posição – coisas como escala e incumbência ou efeitos de rede e entrada adiantada. Pense que recursos você possui, o que seria mais difícil para os concorrentes copiarem, bem como estratégias eficazes que aumentem as suas chances de sucesso. Descubra algumas estratégias eficazes para que os gerentes possam aumentar as suas chances de sucesso.
A estratégia do LinkedIn
O LinkedIn é uma plataforma multidimensional que tem uma proposta de valorpara os pessoas à procura de emprego e outra para os recrutadores e consultores. O seu modelo operacional enfatiza o acesso fácil e gratuito, criando uma escala, que oferece uma vantagem competitiva sob a forma de efeitos de rede, ou seja, quantos mais usuários o LinkedIn tiver na plataforma, mais valioso será para todos. |
Sabemos que a inovação na contabilidade e a tecnologia mudaram a forma como as pessoas vivem, trabalham e fazem negócios. A transformação digital está pressionando as organizações a analisar e melhorar os seus processos, favorecendo a criação de vantagens competitivas e o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio. Se a sua empresa ainda não definiu a gestão estratégica na contabilidade, não espere mais e comece hoje mesmo a definir um futuro de sucesso para o seu escritório!