Notícias

O profissional deve aceitar um cargo menor que sua qualificação?

Na hora em que as contas estão chegando, muitas pessoas acabam aceitando uma vaga diferente daquela que pretendia

Na hora em que as contas estão chegando, muitas pessoas acabam aceitando uma vaga diferente daquela que pretendia - e se preparou tanto - muitas vezes um cargo até inferior.

Será que vale a pena aceitar este desafio? Difícil responder, mas vai depender muito das características do trabalho ofertado e do momento vivido pelo profissional.

Uma coisa é certa: para esta decisão importante é necessário ter equilíbrio, planejamento e autocontrole. O correto é pensar na sua carreira e não em como o mercado vai perceber as suas escolhas.

Confira quatro dicas que Sergina Maria da Silva, assistente de Rotinas Trabalhistas da RH NOSSA, para quem está pensando em aceitar este desafio:

Mantenha a calma
Evitar o desespero inicial é o melhor começo da mudança. Para tanto, é preciso planejar muito bem como será este novo trabalho, caso contrário qualquer decisão mais afobada pode ser frustrante:

"Não adianta aceitar uma proposta em que o profissional não se sinta confortável e não vá conseguir desempenhar suas tarefas adequadamente. A possibilidade de se frustrar e perder este emprego é altíssima."

Importante é planejar
Uma proposta para trabalhar em um local onde as atividades e salário estarão abaixo do que se pretendia só pode dar certo se houver um plano de ação:

"Listar quais serão os próximos passos é a chave para este recomeço ser adequado. Um bom começo é definir quais ofertas menos rentáveis esta pessoa poderá aceitar no médio e longo prazo."

De olho nas finanças
Fazer um estudo financeiro também precisa estar no radar. Somente desta maneira o profissional poderá entender o quanto ele pode aceitar com um salário mais baixo:

"Estamos falando de uma nova realidade, por isso é interessante adaptar um novo padrão, mesmo padrão de gastos."

Negocie sempre
Fazer uma contraproposta é uma boa maneira de negociar uma mudança deste porte. É saudável mostrar ao novo empregador que você está aberto à diversos valores e essa atitude pode trazer bons resultados:

"É fato! O empregador precisa de colaboradores. Se a sua negociação está adiantada, as chances de um bom salário ou melhores benefícios são grandes."