Notícias

Administração financeira e a inteligência artificial

Gestor que usa a administração financeira e a inteligência artificial, em seu labor, obtém mais eficiência dos recursos

“Gestor que usa a administração financeira e a inteligência artificial, em seu labor, obtém mais eficiência dos recursos e eleva seus resultados positivos, mas depende de sua capacitação, pois na globalização não há almoço grátis e o tempo tem um custo elevado.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

No mundo globalizado e em plena evolução da Tecnologia da Informação através da Inteligência Artificial, o tempo e os recursos estão cada dia mais escassos, e qualquer negligência, imperícia ou inobservância tem um preço elevado e um ônus insuportável, principalmente quando se administra recursos de terceiros onde se requer o máximo de responsabilidade, transparência e controle interno.

No mundo atual os profissionais e gestores sabem que a administração tem como fator preponderante a maximização dos resultados através da minimização dos recursos, quer sejam, financeiros, materiais e de pessoal, e hoje o tempo se torna um dos fatores que implicam nessa visão, daí a utilização dos recursos dos avanços tecnológicos para obtenção dos resultados positivos.

No Brasil, temos uma situação atípica, onde a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ainda é um sonho, e o tempo representa um adversário, que não nos dará trégua nessa caminhada, já que os investimentos estão difíceis, mas devemos nos adequar conforme Charles Darwin nos ensina.

As empresas existentes, de todas as formas e tamanhos, buscam a redução de custos e despesas para obter maior rendimento do capital investido, e sabemos quis as rubricas que mais impactam esse objetivo, daí podem entender que TODAS as empresas devem buscar o uso da tecnologia da informação para acompanhar o mundo globalizado.

O grande problema é que o PROFISSIONAL não está preparado para essa onda de avanço tecnológico, pois sua EDUCAÇÃO afetou a sua capacitação e sua qualificação profissional de modalidade muito grave, e obviamente esse impacto é bastante voraz e dramático.

“O momento exige AÇÃO e ATITUDE, pois elas, Alice, Sophia e Mônica, todas, Inteligência Artificial e o tempo, não vão lhe esperar, ou pense na sua lápide.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

EDUCAÇÃO

“Preocupa-me quando o colégio que educa o meu NETO (Levy da Costa Sales) não ensina os idiomas INGLÊS E MANDARIM e não insere a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL no seu curso, pois tenho que FAZÊ-LO quando retorna.”

O mundo globalizado exige mudanças rápidas, com os Smartphones, Iphone, Tablet, Notebook, e Computadores Quânticos, algoritmo quântico, Machine Learning, e demais hão de mudar consideravelmente o ambiente social e de trabalho dessa geração que está se formando para enfrentar um mundo tecnológico.

Vejo com muita preocupação, os programas e currículos dessa educação, quer seja, infantil, fundamental, médio e superior, certos gestores educacionais e professores que devem rever suas metodologias, mesmo sabendo dos fatores adversos que inibem essas perspectivas, mas entendo que EDUCAÇÃO é uma ciência social que visa inserir o educando no meio da sociedade lhe transmitindo conhecimentos para sua vida social e profissional.

A EDUCAÇÃO é um INVESTIMENTO, cujos resultados são mais importantes que o lucro financeiro, pois interfere numa sociedade na escolha de seus representantes, e estamos vivendo um exemplo, e quais os prejuízos que essas escolhas podem ocasionar inclusive a EDUCAÇÃO pública que nos concede a impressão de que não a pagamos, e isso é uma falácia, pois todos nós pagamos tributos.

Sabemos da existência dos fatores negativos que inibem essa adequação, mas também sabemos os resultados dessa omissão, que pode afetar a sociedade de modalidade negativa, gerando portando uma geração acéfala.

EMPRESAS

As empresas de qualquer tamanho e formas, administrados por profissionais devem se capacitar e se qualificar para utilização das ferramentas que estão disponíveis no mercado para a obtenção dos resultados positivos, e isso exige uma formação educacional globalizada.

A empresa que deseja obter um resultado positivo deve entender que a Tecnologia da Informação reduz CUSTOS e DESPESAS, mas sua utilização deve ser racional.

A atividade econômica das empresas e seus produtos tem concorrência acirrada e mundial, e se esses profissionais não estiverem bem informados e qualificados podem sofrer deságio e prejuízos de seus recursos.

Se Governos (Federal, Estadual e Municipal), estão usando a Tecnologia da Informação que através da Ciência Computacional estão buscando reduzir custos e despesas, elevando a celeridade, transparência e controle interno das empresas na arrecadação dos tributos devidos.

Observe que quando o Governo institui uma ferramenta tecnológica ele não espera a sua adaptação para atendê-la, mas somente a vigência da obrigação e colhe a entrada de dados onde futuramente sofrerá uma auditoria virtual.

Exemplo desse sistema: SPED – FISCAL SPED - CONTÁBIL, E- SOCIAL e demais.

Com o uso dos recursos da Tecnologia da Informação o sujeito Ativo (Governo) exige do sujeito Passivo (Contribuinte) maior transparência e controle interno da gestão.

A Administração, inclusive a financeira, está passando por uma séria transformação, e o Gestor e profissionais ainda não estão preparados para atender o mercado, eis o grande problema que afeta determinados países.

Aquela antiga prática de sonegação fiscal, omissão de compras, omissão de vendas, estoque fictício, e demais, todas essas práticas estão sendo combatidas pelo uso da T I nos sistemas que atendem suas obrigações tributárias, trabalhistas, previdenciárias e sociais.

PROFISSIONAIS

Acreditamos que os profissionais de qualquer modalidade deve sofrer um UP GRADE qualitativo com o uso da Tecnologia da Informação, que possa entender que sua atividade laboral depende da eficiência do uso da inteligência artificial.

Muitas profissões serão modificadas gravemente, outras se extinguiram, e outras surgiram, o problema é que as IES – Instituições de Ensino Superior, não está acompanhando na evolução da tecnologia da informação, através da inteligência artificial.

O engraçado é que nossa vida foi afetada pela mulher, desde EVA, e agora com Alice, Bia, Sophia e Mônica, essas quatro últimas são inteligência artificial que hão de afetar severamente o mercado de trabalho.

A grade curricular dos cursos de graduação e de pós-graduação não está adequada diante da necessidade mínima de capacitação e qualificação dessas profissões, e o tempo é exíguo, pois afeta todos os integrantes.

O mercado de trabalho está mudando e buscando selecionar com muito critério os candidatos, o problema é que muitos profissionais não possuem o que se exige e obviamente ficarão de fora do mercado.

Vejamos a necessidade de conhecer a Tecnologia da Informação e a Inteligência Artificial, conhecimento de Idiomas (inglês e mandarim), conhecerem sistemas de gestão empresarial e demais, esses fatores estão fazendo a grande diferença.

Sabemos que a crise econômica, afeta esse mercado imaginem a grande massa que ficarão de fora desse mercado e buscarão empreender, só que para buscar uma atividade econômica é necessário um UP GRADE com qualidade.

MUNDO MODERNO

Com os avanços tecnológicos através da Tecnologia da Informação, com a Inteligência Artificial e a Quântica que se avizinha, está mudando diversas atividades econômicas e profissões, e essa concorrência mundial não tem dado o tempo necessário para a sua readaptação.

Os agravos sociais dos países emergentes tendem a se elevar e isso poderá desestabilizar diversas Economias, pois a base de qualquer progresso sustentável é a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Nossa sociedade está envelhecendo muito rápido e se faz necessário criar um FUNDO SOCIAL para atender esses bolsões de pobreza que fatalmente tende a crescer, já que os investimentos estão congelados ou reduzidos.

Vejam que em todos os governos de diversos países, estão passando por transformações sociais, econômicas e políticas, e agora podemos entender o grande fosso que nos rodeia, apesar de sermos um país rico em recursos naturais, terras férteis e mão de obra abundante de barata, e mesmo assim não garante uma estabilidade econômica.

As Ações e Atitudes necessárias impactam na ausência de capacitação e qualificação profissional de muitos, pois essas mudanças não darão o tempo necessário para essa readaptação e isso é lamentável.

Alguns ditos populares merecem uma retificação, tais como:

“Errar “é humano”, “O homem é um ser imperfeito”, “Aprendemos com os Erros” fica difícil entender que somos feito a semelhança divina, pois acredito que DEUS não tenha tantos defeitos como nós”. Essas falácias deprimem e justificam o momento em que nos encontramos.

CONCLUSÃO

A GRANDE DIFERENÇA que implica na globalização é a educação de qualidade derivada de fortes investimentos que possibilitem essa possibilidade de readaptação.

Tanto empresas, gestores e profissionais, todos estão devendo, e o preço a ser pago é realmente bastante elevado, pois afetará uma geração com a ausência desses investimentos.

O administrador tem um campo de atuação bastante grande, mas o mercado globalizado exige uma capacitação com perfil desejável que possa atender aos Had Hunters existentes.

É fato que uma grande massa pagará um elevado preço, pois para reinserir no mercado de labor necessita de investimentos focados em sua formação, e o tempo e essa inexistência de Capital, terá uma consequência dolorosa.

Vejamos, no caso brasileiro, onde os investimentos estão congelados e reduzidos, sem emprego, sem aposentadoria, com direito trabalhistas em declínio, crise econômica, graves problemas políticos e sociais, é realmente fácil visualizar o FUTURO que nos espera.

Gostaríamos que nossa pesquisa e análise desses fatos fossem diferentes, mas os fatos justificam os meios, estamos realmente numa séria situação que pode alijar ainda mais a geração futura.

Não precisa ser um EXPERT com uma EXPERTISE especial para identificar os fatos que nos levarão a um CAOS terrível, e muitos hão de perecer, nossa satisfação se prende ao fato que a FÊNIX só surgirá após catástrofe anunciada.

E isso independe em quem você votou, pois isso afetará a todos nós, caso nada aconteça que possibilite uma mudança radical, o preço deverá ser suportado por todos.

Lamento que os dados e fatos nos demonstrem uma situação bastante peculiar, esdrúxula e catastrófica, pois o mundo globalizado agregado a Inteligência Artificial não darão tempo e oportunidade para a nossa melhoria, pois o CUSTO é verossímil.

O Brasil acorda hoje, no dia 15/05/2019, Jornal Hora Um da Rede Globo, com a informação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, que com a voz e mãos trêmulas, e em alto e som audível, em relato em contato público, e fala que o “BRASIL ESTÁ NO FUNDO DO POÇO”, e brevemente a partir do próximo mês (Junho/2019), “NÃO TERÁ RECURSOS PARA HONRAR SEUS COMPROMISSOS SOCIAIS”, e nós sabemos o que isso significa.

As dificuldades do brasileiro deverão se elevar, a Economia está em declínio, todas as expectativas em qualquer planejamento governamental e empresarial devem ser revisto diante dessa nova realidade.

E isso, significa que tecnicamente o ano (2019) está fadado ao fracasso, e pelo tamanho desse FUNDO DO POÇO em que se encontra o Brasil, fatalmente deverá comprometer os próximos anos, haja vista os números apresentados em sua informação pública.

Os CORTES no orçamento governamental deverá se agravar mais seriamente e nosso destino ficará cada dia mais incerto.

O administrador e profissional responsável tem a obrigação de rever seu P D C A, e proceder a uma nova análise S W O T, identificar novos pontos fracos e fortes (se houver), e executar as melhorias necessárias, para SOBREVIVENCIA sua, e da atividade econômica do empreendimento que administra inclusive a sua VIDA, agora podemos entender o que DEUS citou: COMERÁS E BEBERÁS COM O SUOR DO TEU ROSTO, e COMERÁS O PÃO QUE O DIABO AMASSOU, informo que inexiste melhor oportunidade para a MULTIPLICAÇÃO DOS PEIXES E DOS PÃES, ou simplesmente muitos perecerão.

Pedimos desculpas e sabemos da limitação do referido artigo, caso o leitor deseje agregar qualquer up grade diante dos fatos, ou mesmo discordar, mas somos profissionais, éticos e transparentes e não podemos nos omitir diante dos fatos que podem vitimar diversos irmãos.

FONTES

Artigos publicados do Prof. Elenito Elias da Costa

WWW.elenitoeliasdacosta.blogspot.com.br

Facebook/elenito Elias

Livros: Contabilidade 1, Editora Grupo Fortes, Da Costa, Elenito Elias

Contabilidade 2, Editora Grupo Fortes, Da Costa, Elenito Elias

Transparência, Editora Grupo Fortes, Da Costa, Elenito Elias e demais

Palestras do Prof. Elenito Elias da Costa.

AUTORES: ELENITO ELIAS DA COSTA, só um irmão pesquisador/escritor

LEVY DA COSTA SALES, meu neto com educação diferenciada.