Sempre que estamos em busca de novas estratégias que nos levem mais próximos dos clientes, acabamos encontrando mil e uma formas de fazer que quase nunca realmente funcionam.
Estratégia de marketing digital é o que não falta no mercado, mas isso não significa que elas irão te gerar retorno.
Podemos explicar isso de forma simples pensando apenas em um único ponto: o comportamento do consumidor. E quando a isso, explico que o modo de agir do cliente é a arma de persuasão mais poderosa que você poderá utilizar.
Assim, ao conhecer esse comportamento, verá ser muito mais simples colocar suas práticas em ação e torná-las rentáveis para sua marca. Dessa maneira, vamos introduzir você ao conceito de Momento Zero da Verdade.
Do inglês Zero Moment of Truth, ele é o nome dado ao modo de agir do cliente moderno. Vamos conhecê-lo e dissecá-lo para que você possa fazer o melhor uso dele!
Boa leitura.
Talvez você já tenha escutado falar sobre os diferentes momentos da verdade que constroem uma jornada de compra. Mas, caso não, vou explicá-los para você!
Divididos originalmente em duas partes, os momentos da verdade se iniciavam com o consumo, no que chamamos de FMOT ou First Moment of Truth.
Da prateleira para o consumo, seguimos então para o SMOT, ou Second Moment of Truth, no qual os clientes experimentam suas aquisições e deram seu veredito, se gostavam ou não do que acabara de comprar.
Entretanto, com o tempo percebeu-se que faltava algo nessa equação, uma vez que apenas a compra e o pós venda se incluíam nos momentos da verdade.
Com o objetivo de entender o pré compra, então, o Google, em parceria com a Shopper Sciences, decidiu investir em uma pesquisa que se focava em descobrir o que os clientes fazem antes de consumir.
Desse modo nasce o Momento Zero da Verdade!
O Momento Zero da Verdade é definido como um período no qual os consumidores vão em busca de informações a fim de tomarem uma decisão de compra. Ou seja, eles procuram por dados que os ajudem a escolher se vão ou não comprar.
Por mais que o Momento Zero da Verdade seja um momento da verdade que sempre esteve presente na jornada de compra, só não era plenamente reconhecido, ele se intensifica no mundo digital, onde essa pesquisa pré consumo se torna mais intensa. Mas em breve você entenderá um pouco melhor os porquês disso.
Na investigação do Google que mencionamos, foram entrevistados os compradores de mais de 5 mil empresas, de modo que seus jeitos de comprar pudessem ser metrificados.
Ao fim, foram descobertos 4 comportamentos recorrentes que compõem o Momento Zero da Verdade, os quais foram chamados de Pilares. São eles:
Ranqueamento orgânico
Tabelas comparativas
Avaliações online
Cupons de desconto
E antes de entrarmos nas definições detalhadas dos pilares do Momento Zero da Verdade, deixamos como dica um texto complementar que vai te ajudar a seguir nesse rentável caminho dos momentos da verdade, basta clicar aqui!
Como mencionamos há pouco, o Momento Zero da Verdade ganha novas e amplas proporções com a popularização da internet.
Isso pelo simples motivo de que, com os smartphones, fazer uma pesquisa nunca foi tão simples e fácil quanto hoje. Desse modo, um ponto que já estamos cansados de escutar quando se trata de estratégias de marketing digital é sobre ranqueamento.
A frase de efeito “se você não está no Google, você não existe”, nunca foi tão verdadeira. Desse modo, o primeiro pilar do Momento Zero da Verdade se direciona exatamente a isso.
Entretanto, como dissemos no início do texto, o Momento Zero da Verdade se baseia na suma do comportamento do consumidor, assim precisamos entender como essas pesquisas nos buscadores digitais são feitas para que possamos usufruir delas.
De acordo com pesquisas realizadas pela Smart Insights, já em 2021, descobriu-se dados interessantes sobre esse modo de agir.
Segundo a investigação, é decorrente do comportamento dos clientes acessarem apenas os três primeiros links ranqueados de forma orgânica nos mecanismos de pesquisa online. Em números totais, vemos o primeiro com 34% dos acessos, o segundo com 17% deles e o terceiro com apenas 11% dos cliques.
Ou seja, já não basta apenas estar no Google, é preciso estar entre os primeiros. Caso contrário, o cliente sequer chegará até você, uma vez que os cliques se anulam por volta do 15º colocado.
Como dica, invista em técnicas de SEO e marketing digital. Elas vão te ajudar a ganhar posições.
O segundo pilar do Momento Zero da Verdade vai acompanhar o cliente no passo seguinte após uma rápida investigação de sua necessidade. Já tendo em mente o que ele deseja consumir, é fácil que o público se sinta pressionado com as diferentes opções de modelos, marcas e planos do mercado.
Saiba que clientes pressionados desse modo, tendem a desistir da compra simplesmente para evitar uma frustração de se arrependerem do consumo. Logo, é sua função evitar isso.
Desse modo, invista em tabelas comparativas entre as opções que sua marca oferece, de modo a ajudá-los a não desistir da compra.
Lembra que dissemos que no SMOT os clientes avaliam o produto ou serviço que consumiram? Pois bem, essas avaliações acabam gerando reviews online, que são lidas pelos novos consumidores durante o Momento Zero da Verdade.
Como em um ciclo, clientes satisfeitos atraem mais clientes e assim por diante!
Desse modo, é essencial que você fique de olho e cultive uma boa reputação online. Ela te ajudará a conquistar novos consumidores.
Vale ressaltar que a Bright Local descobriu recentemente que essa busca por avaliações não é algo corriqueiro, mas uma ação realizada por 95% dos consumidores, mesmo quando eles vão comprar em lojas físicas.
Disse ainda que 57% deles apenas consomem se esses reviews forem entre 4 e 5 estrelas, novamente reafirmando a necessidade de ter boas avaliações.
O último pilar é aquele que vai dar o empurrãozinho final para que o cliente consuma!
Não é nenhuma novidade que o público ama um desconto! Entretanto, no Momento Zero da Verdade isso ganha uma importância a mais, já que essas vantagens financeiras são o diferencial que faz o cliente escolher você e não seu concorrente.
Por mais que falemos majoritariamente em cupons de descontos, aqui vale de tudo! Ou seja, qualquer vantagem que seja colocada se aplica a esse pilar.
Alguns exemplos são bônus, frete grátis, brindes, vantagens para próximas compras e muito mais!
O momento Zero da Verdade é mais do que apenas uma lógica de consumo, ele é o futuro do marketing. E são poucos os que já perceberam isso, desse modo saia na frente ao aplicá-lo.
E agora que já sabe tudo o que precisa, apenas coloque a mão na massa e conquiste o seu público!