Notícias

A relação entre empreendedorismo e liderança e por que andam sempre juntos

O empreendedorismo anda junto da liderança, não porque o empreendedor precisa de um braço forte de seu lado, mas porque a liderança é o ponto máximo do desejo do empreendedor

Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? Existem muitos textos que tratam o empreendedorismo como o estudo sobre as competências e habilidades do empreendedor e liderança como sendo a arte da influência.

Para alguns, nem sempre o empreendedor é um líder assim como também nem sempre um líder é um empreendedor.

Sem aprofundar muito no mérito da questão. Eu entendo que o empreendedor também possui a necessidade de ser um líder, isto é, de influenciar, principalmente, porque para transformar a empresa em sucesso precisa antes de tudo criar certa influência em seus clientes, funcionários, fornecedores e porque não dizer em seus concorrentes? Então logo, são conceitos com bastante relação.

Mas para clarear melhor esta afirmação, vamos analisar os conceitos começando pelo empreendedor.

O empreendedor

É aquele que tem a capacidade de criar algo novo e transformar em realidade, usando atributos de muita coragem e ousadia. Tem um espirito de muita resiliência, não se deixa abater por pequenos fracassos, porque seu desejo de empreender torna-se sua razão de viver, sua causa, e consegue insistir mesmo quando muitos duvidam de seus sonhos.

Grandes empreendedores são admirados por suas conquistas, seus feitos e conseguem muitos seguidores durante sua trajetória.

O líder

É aquele que consegue transformar e desenvolver profissionais potenciais em grandes talentos não somente naquilo que fazem como também em outras áreas de suas vidas, alguns têm a incrível habilidade de formar novos líderes somente pelo exemplo.

Mas engana-se que basta ser um bom chefe, elogiando, conseguindo bons resultados e passar a mão na cabeça e pronto, nasceu um novo líder. Não, liderar é fazer com que todos entendam a importância que suas ações (corretas) impactam diretamente no desenvolvimento da empresa e quanto isso possui importância para seu desenvolvimento pessoal. Em suma, é conscientizar, motivar sem ser autoritário, conseguindo o que precisa, mas, contribuindo para o crescimento da empresa, do funcionário e de si próprio.

E, diante de tudo isso, não dá para negar que o líder é também um empreendedor.

Particularidades entre empreendedorismo e liderança

Empreendedorismo e liderança estão mais relacionados que o simples título deste artigo, mas também possuem suas particularidades, referentes a aspectos voltados ao gerenciamento.

O líder possui uma posição de muita responsabilidade dentro da organização, sua habilidade de solucionar problemas gerenciais e influenciar pessoas fazem a diferença para o desenvolvimento que a empresa precisa para crescer.

Contudo, possui algumas limitações em razão do cargo que ocupa e da política organizacional. Por mais que ele enxergue claramente a solução para determinadas questões, só poderá colocar em prática com o aval de um superior direto que por vezes é o empreendedor.

Essa limitação gera mais segurança na hora tomar decisões e reduz consideravelmente que haja erros, o que não significa que não erre, mas tem mais chances de acertar, já que tende a agir somente depois de algum tempo de análise das consequências que suas decisões terão na estratégia da empresa.

Já empreendedor erra bastante em relação ao líder, porque não tem medo e é ousado, mesmo enxergando os riscos vai enfrente mais rapidamente e quando erra, age o mais rápido possível para tentar solucionar a situação, e vem daí sua qualidade de solucionar problemas rápidos.

O empreendedorismo anda junto da liderança, não porque o empreendedor precisa de um braço forte de seu lado, mas porque a liderança é o ponto máximo do desejo do empreendedor. Porque ser líder de um mercado é um fator muito importante (diria um dos mais essenciais) para empresa. Porque com a liderança certa, faz com que processos tenham qualidade, faz com que os funcionários se sintam mais valorizados e ainda, faz com que o líder tenha um bom gerenciamento dos dados administrativos, contribuindo para que o empreendedor alcance mais rápido posicionamento no mercado e principalmente melhores resultados.