Notícias

4 dicas para se tornar um líder de sucesso

Dica número #3: estabelecer objetivos claros com cada membro do time

Um estudo da McKinsey revelou que nos EUA 75% dos funcionários afirmam que seu chefe constitui a pior parte do seu trabalho. E no Brasil? Será que esse panorama é diferente? Você, que é líder, pode fazer uma autoavaliação respondendo a essa pergunta: em uma escala de 1 a 10, como você acha que sua equipe avaliaria a sua liderança? A coach executiva Luciana Carreteiro elaborou 4 dicas para você se tornar um líder excelente. "Escolha a dica que corresponde ao que você deseja melhorar. Descreva para você quais são os benefícios de aprimorar esse item e anote o número de vezes por dia que você está fazendo o que propôs. Acompanhe suas estatísticas semana a semana, a tendência é que elas subam", explica Luciana. Confira as principais dicas da coach:

1 - Ouvir até entender o que as pessoas estão dizendo

É simples. Escutar é um sinal de respeito, a pessoa se sente ouvida, pois percebe que suas opiniões estão sendo consideradas. Escute sem interromper e sem preparar uma réplica. Escute até o final, respire e então fale. Seu interlocutor vai se sentir ouvido, logo se sentirá valorizado por você. Aqui vai uma dica: se algumas pessoas do seu time falam demais, dê a todos o mesmo tempo de fala, por exemplo de 2 a 4 minutos. Além de desenvolver a sua escuta, você vai treiná-los a sintetizar e, com o tempo, expressarão suas opiniões com mais eficiência. Essa habilidade reforça o engajamento do time, pois aqui o líder estabelece uma conexão com cada pessoa.

2 - Pedir e dar feedback com frequência

Feedback é a ferramenta mais valiosa para o desenvolvimento. Duas regras: 1) Tem que ser recíproco. 2) Aumente a frequência ou passe a usar. A frequência de uso do feedback demonstra a maturidade de um time e de seus integrantes, a começar pelo líder. Aprecie os comportamentos que você quer que seu colaborador continue tendo para reforçá-los. Em seguida, pontue com fatos o que pode ser ainda melhor. Descreva fatos e comportamentos e não julgamentos. Faça feedback após reuniões de rotina, apresentações importantes e após a conclusão de um projeto. Todos nós queremos saber como estamos indo. Feedback gera aprendizado e um foco em solução. Uma dica para iniciar a conversa: faça uma pergunta, pedindo primeiro a opinião do outro: "como você se sentiu na reunião?", por exemplo.

3 - Estabelecer objetivos claros com cada membro do time

A verdadeira motivação vem de dentro. Para estar motivado você tem que saber para onde vai e onde quer chegar. Para isso, todo líder deve desenhar as metas com cada membro da equipe individualmente, cascateando as suas para todos estarem ligados. A pior coisa que um líder pode fazer é impor uma meta. Seu colaborador se sente obrigado. Até as metas que a matriz passa podem ser discutidas, no mínimo devem ser bem explicadas até compreendidas. Uma dica boa é usar a metodologia SMARTER: "Specífico", Mensurável, Alcançável, Realista, Tempo determinado, Ético e ecológico, Relevante. Poder dialogar sobre as metas gera comprometimento.

4 - Ser entusiasta de forma sustentável

Nós somos o reflexo do meio. O jeito como o líder age atinge cada membro de sua equipe, mesmo que em graus diferentes. Chamamos isso de neurônio espelho. Se o líder está entusiasta, a equipe está bem e, se ao contrário, o líder está com raiva, a equipe fica com medo. Com isso, a ansiedade sobe, os papos de bastidores começam e aquela insegurança gradativamente se instaura. A produção cai. O líder deve ser capaz de criar continuamente um nível positivo de energia através da sua vitalidade. Essas emoções positivas são como gasolina e, se feitas de forma sustentável, o motor vira hibrido e se alimenta da sua própria energia. Cada interação é sua oportunidade para gerar energia positiva no outro. Seu colaborador te traz um problema, o que você costuma responder? "Resolve", "de novo" ou "vamos entender isso juntos"? Dica: se você ainda não está convencido, faça isso durante duas semanas e veja a reação de sua equipe.